26 de janeiro de 2015

E depois há umas pessoas que fazem umas (cem mil) coisas

Com as visitas, que ultrapassa (e muito) aquilo que eu tento fazer com as letras.

E que farei eu com cem mil visitas?
Que posso eu fazer hoje por todos vocês, que seja do tamanho da minha alegria?
Podia escrever cem mil letras, desatar os meus braços em cem mil abraços, agarrar em cem mil beijos e outros tantos desejos e lançar por aqui a fora, mas e se não vos encontrasse, que a vida é tão dispersa, e ficasse tudo por aí perdido? Os abraços, os beijos e os desejos?
E a verdade é que já somos todos crescidos, que é lá isso agora de andar aos agarranços?

Andei o dia a pensar nisto.
Desisto, não desisto...
Porque motivo me meto eu nisto?
Ai vais de versos? Andas feita poeta?
Não tenho estofo para tanto.
Afinal desisto.

E as pessoas vão embora assim, com a cabeça a abanar?
Então e as coisas que ainda tens para lhes mostrar?

Então que seja:

Olá,
O meu é Uva Passa, mas não sou assim tão velhinha.
O meu mundo são os livros, as letras, e clientes pernetas, que só se metem em avarias.
E a Uva às vezes também 'tem dias' e logo hoje que é segunda feira....

Meti-me neste novelo de contar as visitas... e hoje acordou o cuco estremunhado, tropeçou num número redondo, e não tinha nada preparado....

Um livro cai sempre bem.
Ora bem.
Temos o negócio fechado!

Obrigada.

Biblioteca Joanina, Coimbra, Portugal


Bibliothèque Nationale De France, Paris, France


Biblioteca Real Gabinete Portugues De Leitura, Rio De Janeiro, Brazil

 
George Peabody Library, Baltimore, Maryland, Usa

Strahov Monastery Library, Prague, Czech Republic

St. Florian Monastery, Austria

Technical University Ggheorghe Asachi Library, Iasi, Romania

The Admont Library, Admont, Austria

The City Libary, Stuttgart, Germany

The National Library Of China, Beijing, China

The National Library Of Prague, Prague, Czech Republic

Trinity College Library, Dublin, Ireland

Vennesla Library, Vennesla, Norway

31 comentários:

  1. Wooowwww!!!
    Não posso deixar de me sentir uma privilegiada por já ter estado em três dessas soberbas bibliotecas. E envergonhada por nenhuma dessas três ser a de Coimbra...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São lindas, mas há muitas mais.
      Falta a Lelo no Porto, que é uma das mais bonitas que visitei, mas como não deixam tirar fotografias, as imagens são todas más, porque são tiradas às escondidas e sai tudo torto... uma tristeza.

      Eliminar
    2. A Lello, a do Convento de Mafra, ambas lindíssimas.

      Eliminar
    3. Lello é uma livraria,nao uma biblioteca...

      Eliminar
    4. A Lello é uma livraria que parece uma biblioteca por ter aqueles títulos até ao teto que ninguém chega.
      Não é? E podemos consultar lá livros sem comprar. É uma tosta mista.
      As bibliotecas é que têm essa mania de meter livros até ao céu que ninguém consegue ver o que são.
      Mas sim, claro, é uma livraria. Muito bem observado.

      Eliminar
  2. Pois aqui fica em prosa, que não sei versejar, fica registado o quanto gosto de por aqui andar:)); Não me lembro em que número ias quando cá cheguei, a única coisa que sei, é que fui ficando, ficando, e agora, já daqui não saio. Parabéns. E a nossa Joanina logo a abrir um leque de sítios tão fantásticos? Uva, este blog é mesmo de boa cepa. Parabéns. Grande abraço!
    Mia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A nossa Joanina é belíssima, aliás são todas lindas e são as minhas favoritas.
      Onde hà livros há Uva.
      Obrigada por ficares.
      Outro abraço e hoje (só hoje) um beijo, que eu sou muito timida.

      Eliminar
  3. Parabéns pelos 100 mil e obrigada por me fazeres companhia.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns!

    (A Lello tem horário para se tirar fotos. Acho que é de manhã, vou arranjar-te a fotografia :) )

    ResponderEliminar
  5. Eu sinto-me uma privilegiada por fazer parte destes cem mil, pena que tenha dado por ti há tão pouco tempo. Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada e um grande abraço!
      Sempre a subir é o que interessa!

      Eliminar
  6. Ena
    tanta biblioteca bela
    Mas... sabe?
    Uma que me dá saudade
    Era itinerante
    Eu a esperava,
    à esquina da rua em que morava
    e, assim
    eram os livros que se aproximavam de mim

    Não a esqueço!

    Ah! e parabéns
    escrevemos para sermos lidos
    100 000 é obra!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Escrevermos para sermos lidos.Essa é que é essa.
      Também comprava na itinerante, mas era tudo de banda desenhada.
      Esperava uma semana pelos livros. Papava aquilo tudo em dois dias, o resto dos dias era para fazer asneiras...
      Soubesse a minha mãe o que sabe hoje e enchia-me a casa de livros...

      Eliminar
  7. Respostas
    1. Isso é muito bom! Eu visito-te pela manhã mas tens sempre tudo fechado, os cortinados corridos... Dormes até tarde não é?

      Eliminar
    2. Não. Acordo às seis, seis e meia / sete, mas num tenho bagar para estas andanças. escrevo, mas outras coisas e por outros lados :-)

      Eliminar
    3. Conta-me tudo pá! E o convite? Gmail e tal... não vi nada!

      Eliminar
    4. eu já mandei, pá... bocê num bê nada :-) bou amandar email :-)

      Eliminar
  8. Parabéns! E venham muitas mais!
    um beijinho
    Gábi

    ResponderEliminar
  9. 100 mil! E eu sou uma delas, que privilégio. Parabéns, já és famosa e ainda vais ser mais. :)) Tens futuro miúda!
    Quanto às imagens são de cortar a respiração :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho futuro? Pois espero bem que sim, que tenho uma gaiata para criar!!! Abraço Maria!

      Eliminar
  10. Parabéns Uva! (muito merecido, diga-se de passagem e ainda vais conseguir "enganar" muitos mais ;)).
    Todas essas bibliotecas são de cortar a respiração e sabes o que também acho muito giro, é como estão tão bem reflectidas nesses espaços, as características dos países a que pertencem, os mais românticos, os mais frios, os mais pragmáticos, os que privilegiam a beleza, os que privilegiam a ordem (ou então sou eu que ando a ver coisas a mais ;)). Que seja sempre a somar Uva, mesmo que não através de números, mas no prazer de escrever e de conhecer e dar a conhecer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade Clau. São mesmo. Lindas. Caramba adorooooo bibliotecas.
      E livrarias, enfim, é a perdição.
      O prazer de fazer é sempre o que nos leva mais longe.
      Disso tenho a certeza.
      Um grande abraço Clau!

      Eliminar
  11. Deslumbrantes. "Livros" cujas "páginas" são Livros.

    (a Lello é bonita enquanto livraria, pobre quando comparada com bibliotecas)

    Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro Q. Obrigada.
      A Lello é bonita, estive lá há pouco tempo e comprei um livro da Lídia Jorge. Não é nada de especial enquanto livraria, digo, de diversidade e organização. Tudo muito desarrumado e cheio de gente.
      Mas é bonita, com aquele pormenor das escadas vermelhas e o próprio edifício encanta.
      E depois é no Porto, e o Porto.... ai o Porto.
      Sou doidinha pelo Porto, não sei bem porquê...

      Eliminar
  12. 100.000 parabéns, tão merecido, 100.000 beijinhos (sem amassos, tudo bem) e... pá, a alegria de saber-me uma gota nesse oceano! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quais gota! Tu és um garrafão de 100 000lt.
      Hahahahahahahaha Linda.

      Eliminar