18 de fevereiro de 2015

Serviço Público

Uma mulher das letras embrenhada nos números, é coisa para lá de esdrúxula.
Mas dá-se o caso da mulher das letras, que sou eu (pois quem havéra de ser), ter assim um ror de gente agarrada às pernas por altura da entrega do IRS.
Oito famílias dependem diretamente da capacidade (sinistra) que uma mulher das letras tem de se colocar uma vez por ano e durante muitas horas, sentada no chão do escritório, de máquina calculadora em punho, e Excel a piscar numa qualquer célula terrorista, para fazer o gosto ao (des)Governo, que teima em lamber até o IVA do Chupa Chups da ML, que coitadinha, ainda ontem nasceu...
Pois que a saquilhada que se juntou num ano é assim uma coisa de meter medo ao susto, e diz quem sabe, que a partir de hoje a contabilidade verde obriga-me a pagar o próprio do saco, pelo que para o ano não sei adonde meter tanta papelada sem que me chupem isso também.
E andava eu muito entretida com o prazo, e deixa lá ver se não me atraso, quando repentinamente me deparo com um vagal 15 de Fevereiro ... olha lá, que hoje já são 16.... tu queres lá ver que meteste o pé na argola e agora tens 8 famílias à perna, mas desta vez sem a cara-de-taxa-arreganhada-de-quem-crava-IRS-há-mais-de-10-anos-sem-pagar-tusto?
Ahh não, afinal era só o prazo de registar faturas... registar faturas???? qué isso de registar faturas? Tu queres lá ver que meteste outra vez o pé na argola e agora tens 8 famílias à perna, famílias do bem, famílias que disseram SEMPRE o NIF à senhora do balcão, famílias que contam sempre com a bonomia do Estado...
Mas não. Afinal foi só um susto que o (des)Governo alargou o prazo. 
Então vamos lá, e toca de ver o que é isto de registar faturas, ahh, que lindo, que isto é tudo novo, que layout tão intuitivo, tão azulinho.
489 faturas pendentes????
Mas, mas, onde é que fui buscar tanto dinheiro para comprar merdas 489 vezes??
Ai querem ver que me roubaram a identidade?

Bom, vou então utilizar a minha hora do almoço, para tentar perceber - de entre milhares de faturas que não faço ideia do que sejam - se 'O Nosso Sonho Lda' foi para comprar o fato de carnaval da ML, ou se foi para pagar aquela noite no IBIS.... em que deixámos a chave dentro de casa...



Nota de rodapé: Governo prolonga prazo das faturas pendentes até 28 de fevereiro.

27 comentários:

  1. Essa loja é a do Senhor Lyin Shui, aposto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui ver.... obrigada Filipa, é mesmo! É a loja do sacana do chinês!!!! O fornecedor absoluto do carnaval português!!!
      Aquilo no Ibis é uma valente jana...

      Eliminar
    2. E eu que me pus a introduzir toooodas as facturas, han?
      Não gozes, sff.

      Eliminar
  2. E como se registam essas facturas, raios??? Ora bolas que tenho tudo pendente!! Nem sabia que era para registar!! Julguei que fosse automático!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai ver isto: http://asdicasdaba.blogs.sapo.pt/faturas-pendentes-expiram-a-15-de-158634
      Andei a ver e esta miuda parece perceber da poda, pelo menos fiz o que ela me disse e correu bem.
      Eu não fazia ideia nenhuma dessa coisa de registar faturas.
      Tens até dia 28 deste mês para o fazer. O link das finanças está no texto.
      Abraço.

      Eliminar
  3. Pronto, o alerta também serve para mim
    Um homem de números e letras, também é assim

    Há momentos em que invejo os sem-abrigo
    esses é que são felizes,
    sem facturas pendentes, nem deslizes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizes não serão, e mesmo os sem abrigo têm de entregar o IRS.
      Eles coitadinhos não entregam, mas no futuro, e se chegarem a endireitar a vida, levam com isso tudo em cima, multas e tudo.. ah pois é...

      Eliminar
  4. Essa merda é uma palhaçada! (Já validei as minhas antes do prazo inicial) isto do estado nos meter a ser fiscais de nós pp é de bradar aos céus!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma palhaçada e nem sequer vamos usufruir este ano... Esta trabalheira toda é só para o ano...

      Eliminar
    2. Não, a parte de restauração, cabeleireiros e reparação auto já entra neste IRS q vamos entregar agora, dai o prazo ser até ao final deste mês.

      Eliminar
  5. Vou mas é tomar Kompensan que agoniei de repente! registar faturas? tenho também de tomar um ansiolítico! eu vi logo que isto havia de me pôr por maus caminhos.

    ResponderEliminar
  6. isso é só para quem quer o NIF nas faturas certo? Ai do que eu me livrei! :)

    ResponderEliminar
  7. e quando vires que depois de registares as 70456 facturas pendentes o teu benefício fiscal são 18,76 euros... nesse momento saudarás o (des)governo "elogiando" todas as suas mães de benfeitoras da vida.
    como sabem, sou uma grandessíssima besta e acho que o benefício que temos não compensa o facto de eles saberem o que andamos a comprar durante a nossa vida. qualquer dia pedimos um qualquer benefício estatal e alguém nas finanças dirá: - ai não tem dinheiro para o IUC? ahhh, mas para comprar um leitão por 100 euros no dia 18 de fevereiro já havia dinheirinho, seu chulo da sociedade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu percebo muito bem o teu ponto de vista e que o benefício Vs trabalheira não compensa, mas acho que há aí uns lambões que cobram o valor do serviço + o IVA e depois não o entregam o IVA ao Estado. E andamos nós a pagar serviços + IVA sendo que o IVA é para os tais lambões.
      Eu prefiro registar faturas e endireitar a fraude do que a cada dia ver que há uns lambões que se julgam mais espertos que os outros e andam a ganhar dinheiro à custa dos trabalhadores.
      Os da restauração então, caramba, é um regabofe!
      E o Estado nunca poderia utilizar essa teoria do 'gastaste no ano passado e agora tens de ter para gastar´' porque as pessoas mudam de fortuna como o diabo esfrega um olho e hoje és rico e 'andas montado nas leis' e amanhã és um Zé ninguém.
      Acho bem que fechem o cerco.
      Só regista quem quer.
      Um grande abraço!

      Eliminar
    2. Exacto! Há mta fuga (especialmente na restauração) q pode ser evitada assim. Se eu pago os meus impostos os outros q paguem tb!
      E o beneficio, p já, pode n ser mto, mas p mim é dinheiro.
      A parte de termos de validar é de faço parva e, na minha opinião, falha do estado, mas de resto acho bem!

      Eliminar
    3. Sim, já se recuperaram milhões em imposto à pala deste cerco!
      Se foi bom para o Zé Povinho? Talvez não, a ver para o estado dos hospitais, mas alguma coisa fará no futuro.
      Tenho fé... na humanidade.

      Eliminar
  8. Respostas
    1. Mas viste onde é ao menos? Deixei o link. Tens de lá ir dizer ao Governo se a fatura do Senhor Manel Lda é restauração ou se foi da permanente que fizeste a semana passada.
      Acho que é só isso.

      Eliminar
    2. Resta dizer que tens de estar na posse de todas as facturas.
      Ora, se isto não é a coisa mais estúpida de sempre, então não sei nada de coisas estúpidas.

      Eliminar
    3. Do que sei n tens de estar na posse das facturas. Do tens de ter as facturas se as mm n aparecerem no portal e tu as abasteceres manualmente. As q lá aparecem e q tu validas (a q carecendo validação) n tens de ter o documento físico.

      Eliminar
    4. Não foi isso que a simpática senhora da linha de apoio me disse, mas eu como tenho uma relação digamos que sofrida com estes profissionais, já não sei de nada...

      Eliminar
    5. Filipa, parece que é como diz aqui a nossa amiga M.M.S.I. (parece a sigla duma polícia Russa ó camander) e que só tens de ter a papelada se um dos malandros que te fez pagar o IVA não registou a fatura. Se está lá registada, validas e pronto. Deitas fora o papel.
      Eu pensava que tinha de ter a papelada toda, e por isso tenho lá uma sacada de faturas como nunca juntei em toda a minha vida.

      Eliminar
    6. Então é para juntar? Ai! Temos de guardar o lixo todo em casa?.
      Vou alugar a minha arrecadação a famílias que queiram guardar as faturas...

      Eliminar
    7. Bem, antes de mais lamento as gralhas acima, mas isto do tufone isperto por vezes n é lá mto esperto.
      Bom, a liga vai investigar e vou meter os meus contactos contabilista a tratarem disso :) q eu sou de números mas não domino tudo a 100%.
      Mas com 99% que so temos de guardar as facturas q nós inserimos. As q estão no portal não. Mas aguardem, darei notícias em breve :)
      Epa realmente MMSI pode meter medo hehe

      Eliminar
    8. Mais rápido ainda é o nosso amigo Google. É de 2012, pelo q poderá ter tido alterações e por isso vou fazer confirmação por outra via, mas vede

      http://m.jornaldenegocios.pt/news.aspx?ID=253970

      Eliminar