30 de abril de 2016

Hoje acordei #4

Hoje acordei e lembrei-me da noite de ontem.
Acordar e fugir-me o pensamento para a noite anterior acontecia muito, quando era mais nova. Num sobressalto acordava e pensava: ai meu Deus! não me lembro nada!
O que se passou ontem de noite, perguntam-me os sequiosos leitores, foi uma coisa mais ou menos assim:

Fui mais uma vez apanhada nas malhas do dever cívico e social, e quando dei conta já estava num 4ª andar das Avenidas Novas a dar uni-beijocas nas senhoras da Comissão.
Era a mais nova em pelo menos 35 anos. Desproporcional na idade (e na altura), entrei muito corada numa casa ao melhor estilo Luís XV.
Receberam-me todas à porta, muito alegres, com ar de muitos anos de narizes enfiados nos livros, os cabelos impecavelmente penteados, as melenas muito loiras, os óculos de ver ao perto pendurados nos peitilhos, e o brilho suspeito dos olhos, pejados de lentes intra-oculares colocadas na Torres de Lisboa.

Eu percebo a bagunça que fazem os miúdos. O barulho, a desordem, o lixo e as quantidades industriais de mijunça que deixam nos cantos do jardim; eu entendo as senhoras, cansadas, depois de muitos anos de vida, verem-se enleadas no meio da infernal juventude que se junta para crescer, e encher dos cálices torpes da vida.

E agora vejo-me ali, e aqui, cá e lá, e percebo que afinal é isto, a inexorável passagem do tempo.
Ali sentada, num 4ª andar das Avenidas Novas, repenicando sorrisos às senhoras da Comissão, senti-me como se acordasse de repente e me fugisse o pensamento para a noite anterior, quando era (mais) nova, e num sobressalto acordasse, e pensasse: ai meu Deus! ainda me lembro de tudo!


1 comentário:

  1. Curioso, desde o ano passado
    juro que todos os seus 365 dias terei acordado

    Ou será que não?

    (ao passar por aqui,
    sinto-me um zumbi)

    ResponderEliminar