11 de maio de 2016

Dépasser les limites de la peur

Não.
Não escrevi em francês para me armar em poliglota; sou aliás bastante fraquinha nas línguas, o que desde logo demonstra bem o meu baixo QI.
Também por isto [o baixo QI] é que eu teimo em ler coisas, muitas coisas; mas tenho péssima memória, o que faz de mim uma bulímica intelectual. Sorvo tudo, leio tudo, gosto de tudo, e no instante seguinte já não sei de nada, como se fosse um gato enervante que derrama as coisas da estante só pelo prazer de as ver cair.
Farto-me de derramar livros para dentro da cabeça, e aquilo dá-me tanto prazer como dá ao gato, e depois, quando quero aplicar aquela ilustre matéria, tenho de lá ir novamente, enervantemente, ler tudo de novo, tal como os gatos, que derrubam a vida inteira o mesmo objecto para o chão, sem no entanto aprenderem nada com isso.
'Exceder os limites do medo', é um livro do genial Giorgio Nardone, que tudo (e não foi pouco) o que escreveu, se aproveita e vale a pena.
É um génio e eu, pasma de admiração, adoro génios.

Neste livro excecional (acho que o AO é mesmo para ficar) ele escreve qualquer coisa como isto:

Da mesma forma que não há limite para nossa imaginação, não há nenhum limite para nossa capacidade de inventar medos. Quais são os medos patológicos? Como é que eles são formados? Como é que eles são mantidos? Como é que eles podem ser superados? Medo generalizado, medo da solidão, medo de falar em público, medo de animais, medo de tomar decisões, o medo da doença, obsessão compulsiva, síndromes do pânico – todos estes distúrbios produzidos pela nossa psique podem ser superados rapidamente.

Eu sei - porque sei - eu sei porque isto se passa comigo, que a maior parte das minhas desilusões pessoais, as minhas maiores falhas, vêm de um medo qualquer de falhar, ou do medo de cair, ou de me queimar, medo disto, medo daquilo, que depois se transforma num fardo que torna ainda mais pesado e difícil obstáculo que tenho de o ultrapassar.
Se eu conseguir superar o medo através de qualquer coisa que o elimine rapidamente, sei que talvez possa vir a falhar menos, e ser feliz mais vezes.
Soubesse eu ler em francês, como sei ler português, e derramava sem medos todos os livros deste génio para dentro da cabeça.


1 comentário:

  1. Uva, primeiro qual baixo QI qual quê?! Tu escreves tão bem que é impossível de caraterizares dessa forma (vá, duas mini sacudidelas virtuais de uma fã), shame on you! ;) Depois, excelente escolha, excelente tema...deixaste a curiosidade na ponta dos meus cabelos (que são muitas e em grande forma de juba)! Obrigada por isso!

    ResponderEliminar