15 de julho de 2016

E aquela cena sinistra à porta do Ramiro?

E sou daquelas pessoas que prevaricam.
Prevaricar está entre as coisas que melhor sabemos fazer enquanto povo. Há quem lhe chame chique-espertisse, filha da putisse, eu chamo-lhe falta de paciência.
Quando está uma fila gigante para a casa de banho das meninas, eu vou à dos meninos. Temos pena. Não sou de famílias, pelo que posso ter comportamentos desviantes.
Nunca por nunca me apanham feliz e contente numa fila seja do que for, muito menos se for para as necessidades básicas, menos ainda se for para comer.
Isto para vos contar que ontem, depois de ter ido comprar 3 coletes salva-vidas (para aquilo que mais cedo ou mais tarde vou escarrapachar aqui no blog), deu-me uma súbita necessidade básica de beber uma imperial e mergulhar os dedos na água choca dos caracóis.
Pois que não consigo comer caracóis sem que me apeteça logo de seguida uma saladinha de polvo, mexilhões à espanhola, ou ameijoas à bulhão pato, pelo que se estás em Roma sê romano, e eu estando em Lisboa, no pino do verão, estou (naturalmente) enfiada numa marisqueira.

Marisqueiras em Lisboa há milhentas, mas as pessoas gostam mesmo é de ir todas ao Ramiro.
Ahh que é muito bom, vale a pena ficar ali 3 horas de pé, com sorte à sombra, com azar ao sol, chegar pelas três da tarde para ir a tempo de jantar, só para ir comer um qualquer diz-que-disse que é muito bom, sobretudo a torrada com manteiga, uma especialidade que quase ninguém tem a perícia de fazer como eles a fazem, que é feita pelo método ancestral de torrar o pão e meter-lhe manteiga por cima.
Enfim, metem dó.

Não sejam tóinos, não percam tempo em filas parvas (mesmo que à vossa frente sopre uma brisa que mostre a badana do rabo de uma sueca) quando há uma marisqueira e-s-p-e-t-a-c-u-l-a-r mesmo ao lado do Ramiro. É só entrar e pedir. Há uns 10 rapazes com ótimo ar a servir, ótimo marisco, bom ambiente, imenso espaço.
Tudo fresquíssimo.
De nada.




15 comentários:

  1. Eu também vou à dos meninos,, isso quer dizer que não sou de boas famílias? Tenho quatro apelidos, pensei que bastasse!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos de belíssimas famílias, essa agora, não somos é de 'famílias', costados, brazões e cagalhões.

      Eliminar
  2. Ganha fama, deita-te na cama e continua a facturar por conta disso

    Quando ali mesmo ao lado, há tantas vezes, igual ou melhor, é mesmo isso D.Uva, sem tirar nem pôr :)

    ResponderEliminar
  3. Pinóquio. Gosto mesmo muito do Piqnóquio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas o Pinóquio não é ao lado do Ramiro. A cena é essa. Passam 3 horas para entrar no Ramiro e logo ao lado uma especiaria destas.

      E o Pinóquio também está cheio de bifes. Eu gosto é de marisco! hahahahaha tenho muita graça eu.

      Eliminar
    2. Eu gosto de bifes. E o Piniquio tem o melhor pica-pau de toda a Lisboa. Além de um marisco muito aceitável.
      (não espero três horas para entrar em lado nenhum, os senhores do Ramiro arranjam-me logo a mesa do canto, da próxima vez avisa que eu meto uma cunha...)

      Eliminar
    3. TU NÃO ME DIGAS! Adoro Pica-Pau!

      Eliminar
    4. Aquele é o melhor que já comi. Do lombo. Uma maravilha. Mas é diferente de todos os que já provei.

      Eliminar
  4. "Há uns 10 rapazes com ótimo ar"

    Queres desenvolver?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pá, são os camareiros. Muito jeitosos, simpáticos, alguns até giros, assim para as minhas idades, e tal, prontUS.

      Eliminar
    2. Se para além de "lavar" os dedos na água do caracol tb der para lavar as vistas, já ganhou ;)

      Eliminar
  5. Ora é isso mesmo. Já fui muito feliz no Ramiro, mas agora... passo ao lado da bicha (sou das antigas, ainda se dizia assim) e continuo a ser feliz na Marisqueira do Lis (e até rimou !!).

    ResponderEliminar
  6. Ir a uma marisqueira em Lisboa até me faz esboçar um sorriso de consolo por aqueles que não sabem o que é uma marisqueira.

    As melhores marisqueira são as da nossa costa com peixe e marisco fresco e com os próprios viveiros, e a melhor delas todas, numa rocha voltada para o mar bravo do Oeste é esta: http://www.doscorticais.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A cenas não é 'as melhores mariqueiras de POrtugal', nem sequer a melhor marisqueira em Lisboa (que as há belíssimas e com ótimo pescado), a cena é as filas ridículas à porta do Ramiro quando há mil possibilidades logo ali à mão de semear.
      Obviamente que marisqueiras na Nazaré, Peniche, Azenhas do Mar, Guincho e por aí fora, são boas, mas até te digo, podem ser muito boas mas se me apresentarem um camareiro com o beiço de baixo esticado para a frente e maus modos, nunca mais lá me apanham...

      Eliminar