19 de outubro de 2016

DA METÁFORA DA VIDA

As esculturas são metáforas. São ambiciosas metáforas para a vida.
Incompletas, falhas, desconstruídas, e no entanto tão perfeitas.
Estas que aqui trago, são a metáfora perfeita para um artigo que li hoje sobre as últimas declarações do Papa Francisco.
A Igreja Católica, tão falha, tão incompleta, tão desconstruída, luta arduamente para nos fazer acreditar em dogmas que já nada significam e que dificilmente se explicam.
A noção de 'Deus', 'Inferno', 'Adão e Eva', 'Paraíso, 'Alma' e 'Pecado', perdem seguidores a cada dia, e a cada dia se desfazem, mais e mais, como esculturas ao relento.
A perfeição tem limites.
A Igreja, perfeita e indissolúvel, omnipresente e omnipotente, ocupando a casa de Deus e falando por 'ele', dizendo o inegável, o inquestionável e a única verdade, vê-se agora numa posição desconfortável e inversa, através daquele que já é chamado em surdina de 'Pastor Inútil'.

Para mim, que sou uma imperfeita escultura da vida, falha e desconstruída, oiço o Papa Francisco e sorrio.
Finalmente uma voz divina, no meio de tanto paganismo católico.













http://www.regardtvandermeulen.com/
Regardt van der Meulen

7 comentários:

  1. Pois...
    Eu sou cristão, Católico Apostólico Romano por baptismo, mas há muito que deixei de lado a questão de ser católico, protestante, ortodoxo, evangelista ou seja o que for! Para mim ser cristão é olhar para os evengelhos (incluindo os apócrifos) e tentar descobrir a mensagem no meio da palavra, coisa que não se afigura fácil.
    Não vou em tretas como a infalibilidade Papal, sobretudo quando se vê ao longo da história as falhas, nem considero a Igreja católica "santa" porque basta olhar para história e percebe-se que não o é...
    Aliás, desde o concilio de Niceia, para o qual o Papa não foi tido nem achado, não estando sequer presente, que a igreja é a extensão e a continuação do Império Romano!
    Portanto, sou um Católico muito critico daquilo que a igreja é.

    Dito isto, acho o actual Papa uma figura ímpar, que vai mesmo contra as ideias instituídas em Roma. Um homem de fé, naquilo que de bom a fé deve representar no coração e na vida das pessoas. Talvez por isso nunca antes, que eu me lembre ou saiba, tenha havido um Papa tão consensual entre todos, mesmo os que não são católicos!

    Aliás, para te ser franco, temo um bocado por ele!

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não temo um bocado, temo muito.
      Mas aí é que está o busílis da questão. Ele ser tão consensual. Está a afastar-se dos cânones da Igreja Católica e a aproximar-se da verdade. Não vai ter um lugar bonito na história da igreja que v~e a sua fraude cair por terra, mas vai libertar muita gente do 'medo de não acreditar e de se calhar até ser verdade'.

      Eu não sou cristã, sou ateia e iconoclasta. Mas acarinho a cena da vida depois da morte, porque há que manter uma certa esperança...

      Eliminar
  2. As esculturas são lindas, lindas, lindas! Quanto ao resto, é assunto cansativo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim é um assunto totalmente novo. Um Papa a desmentir a Igreja. Mas assumo que sim. Que seja cansativo.

      Eliminar
  3. Este Papa é uma lufada de ar fresco. Acho q já fazia falta alguém assim.

    ResponderEliminar
  4. Adorei estas esculturas :D quanto à Igreja, acho que durante séculos se afastou do Novo Testamento e se aproximou do Velho. É incrível como durante tanto de tempo se apostou em conceitos que foram contrariados e desmistificados por Jesus! Mas o Papa Francisco e o Papa João Paulo II são duas boas influências :) talvez nós não estejamos preparados para aquilo que actualmente, o Papa Francisco nos quer ensinar... ;)

    ResponderEliminar
  5. Magnífica escultura!

    A Igreja, ah, a Igreja... é melhor nem me intrometer nesse assunto.

    Abraço Uva!

    ResponderEliminar